sábado, 13 de março de 2010

Exemplo - Texto Narrativo

No texto narrativo, os fatos são vividos por personagens em determinado lugar e tempo. Além disso, há um narrador que assume duas perspectivas básicas diante do texto agindo como uma personagem ou como um mero observador. Leia o texto abaixo:

O Coveiro
Millôr Fernandes


Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais.Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?
O coveiro então gritou, desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Reflexão: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem se apela.

No texto, o narrador não participa dos fatos é, portanto, um mero observador. Narra em terceira pessoa e situa a personagem, o coveiro, em um determinado lugar, uma cova, fazendo com que ele se relacione com outra personagem, o bêbado, num determinado tempo, depois da meia-noite.

A partir daí podemos inferir as principais características do texto narrativo:

Apresenta

fatos em uma seqüência, numa relação de causa e efeito;
os fatos sãoq vividos por personagens, em um determinado lugar e tempo; apresenta um narrador que pode assumir, diante dos fatos, dois pontos de vista: o de narrador-personagem e o de narrador-observador.

Prof. Abrahão C. Freitas
Autor de Gramática

54 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. poxa obrigado tbm me ajudou muito
    valeu dayana

    ResponderExcluir
  3. nuss me ajudou demais
    eu recomendo
    presisava de um texto narrativo
    para minha aula de portugues
    este é o melhor site
    bjos

    ResponderExcluir
  4. eu recomendo este texto narrativo para vc´s
    vao te ajudar muinto para o trabalho de portuguÊs

    ResponderExcluir
  5. nossa me ajudou demais ,sauvou meu trabalho

    ResponderExcluir
  6. beleza ajudou mto brigadão tenho 51 anos e estou estudando e algumas coias nessa idade fica mais deficil de entender rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. vlw cara era o q eu tava precisando pro meu trabalho

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito ! ameiii demais ♥

    ResponderExcluir
  9. Esse texto narrativo com certeza facilita a compreensão de quem o lê.E me ajudou mais ainda a entender o gênero narrativo!Parabéns o texto é ótimo!

    ResponderExcluir
  10. legal esse texto muito bom ajuda e muito gostei parabens excelente ;

    ResponderExcluir
  11. noss me ajudou mt com a liçao d portugues
    c nao fosse esse site eu acho q tiraria 0

    site mt bom excelente

    ResponderExcluir
  12. adorei a historia me ajudou muito bjs tainra

    ResponderExcluir
  13. opa!! me ajudou muito mesmo
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Me ajudo muito Não é o melhor site mais foi o que me ajudoo brigadinhaa bjs


    Cria ++

    ResponderExcluir
  15. Nossa, obrigada pelo esclarecimento, me ajudou mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom... me ajudou muuuuuuuito....

    ResponderExcluir
  17. quais sao tipos de personagens deste texto?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado , mas meu objetivo é trasformar uma música em texto narrativo !

    ResponderExcluir
  20. vlew ajudou muito no meu trabalho de Literatura,,,

    ResponderExcluir
  21. Este comentário me foi bem útil,pois amanhã tenho o concurso da Unilabe em Redenção interior de Fortaleza e este tema promete ser bem questionado.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. obrigada me ajudou muito a entender

    ResponderExcluir
  24. nossa me ajudou muito tomara q eu passe na minha prova rsrsr

    ResponderExcluir
  25. Muito Obrigao, está me ajudando no meu trabalho de repuperação, Vllw ae, Tudo De bom pra Você! *--*

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom esse texto, me ajudou no concurso que eu vou fazer. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  28. "esse texto mim ajudou aver k por mais k seja o problema devemos k observar a quem estamas pedindo ajuda"!

    ResponderExcluir
  29. Muito Obrigada, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  30. Muito importante pra mim na aula de Literatura Brasileira.

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigada , me salvou para a prova de segunda feira !!!

    ResponderExcluir
  32. queria ter tido a chance de estudar com vc pois vc é um ótimo professor.

    ResponderExcluir
  33. Obrigado me ajudou muito.me chamo Eduardo Nicolas e tenho 11 anos de idade.

    ResponderExcluir
  34. Sua postagem me ajudou muito. obg! Abraços.

    ResponderExcluir